quinta-feira, 2 de junho de 2011

Oculos XUN XIN CHUN



Mais sete pessoas da quadrilha que contrabandeava óculos da China são presas em operação
Reportagem de Jadson André e Bruno Henrique
Pela Banda B e Paraná Online

O grande esquema criminoso, que envolvia óticas de Curitiba e Belo Horizonte, desmantelado pela polícia em março deste ano, teve desdobramentos apresentados nesta segunda-feira (30).  Sete pessoas foram presas nessa segunda fase da “Operação Ilusão de Ótica” que objetivou combater um esquema de contrabando de óculos e armações vindos da China.  Mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Paraná, em São Paulo e em Minas Gerais.

De acordo com a polícia, um dos presos é um doleiro que foi detido em uma mansão no bairro Mercês, em Curitiba. O esquema de contrabando de óculos e armações contava com 30 empresas de fachada e teria causado um rombo de R$ 50 milhões aos cofres públicos. A frente da organização criminosa estava o ex-deputado federal por Minas Gerais, Francisco Sales Dias Horta, que se entregou à polícia no dia 8 de abril em Belo Horizonte.

“Esta fase da operação visava prender principalmente os laranjas que eram usados para abrir as empresas de fachada. Os interrogatórios já foram iniciados e acredito que esta seja a fase final da força tarefa. Mas as investigações devem continuar, isso porque quando executamos a primeira parte da operação em março, achávamos que era apenas uma empresa de fachada, em seguida descobrimos que eram 30”, assinalou o delegado Cassiano Aufiero da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas, que está a frente das investigações. (Ouça a entrevista no áudio acima)

Família na cadeia

Entre as acusações estão a alterações de notas fiscais e sonegação de impostos. Os envolvidos receptavam produtos falsificados vindos da China que entravam no Brasil através da fronteira com o Paraguai. Integrante da quadrilha “esquentavam” os produtos que posteriormente eram vendidos no varejo. As óticas Visomax e Grupo Vega em Curitiba além do Grupo ótico e Vedere Indústria e Comércio Ltda em Minas Gerais pertencia ao esquema.

Segundo a polícia, o ex-deputado, cabeça da quadrilha, usava parte da família para articular o esquema. Além dele, foram presos vários de seus familiares entre eles o neto Rafael Caldeira, a ex-mulher Neuza de Abreu e Dias, o genro Marcos Vinícius Assis e as filhas Adriana Dias Horta, Juliana Abreu Horta, Junia Maria Dias Gomes e Isabela de Abreu Dias Horta.

As investigações que duraram cerca de 8 meses tiveram um total de 43 pessoas presas, 110 mandados de busca e apreensão, 100 mil óculos e armações apreendidas, além de fuzis, granadas, pistolas, revolveres e munições.  Dois caminhões cheios de documentos também foram apreendidos.


Comentário da Viúva

Se fossem apenas estes caras a coisa seria de pouca monta, mas se fizerem uma fiscalização na base do pente fino se chegará facilmente a conclusão de que produtos óticos estão presente até em corredores de Shoppings por preços que variam de 30 a 180 reais e até mais, SEM UM PINGO DE QUALIDADE E PROTEÇÃO PARA O CONSUMIDOR, o qual em pouco tempo fara com que os consumidores entrem para a confraria do Mister Magoo.

Dias desses visitei uma ótica no interior do Paraná e o xupeta do proprietário que um pouco antes disso havia se tornado vereador de sua cidade, nos mostrou algumas armações e solares que segundo ele eram igual a algumas nossas, só que haviam custado 1/5 do valor das nossas.

Ao apanhar a armação referendada pelo ilustríssimo picareta,  notamos que embora os modelos fossem similares, a espessura das astes e frentes eram infinitamente menor que a dos  nossos produtos, confeccionadas de um material com 99,9 % de similaridade dos B.Os encontrados na 25 de Março em São Paulo ou nos Unites States Of Assucion Del Paraguay.

Não deu nem nega, para não corrermos o risco de ver nossas marcas ao lado de artigos de qualidade comprovadamente vagabundas, saímos da loja dando graças a Deus  pelo idiota do xupeta achar que havia tripudiado de nos otros achando que éramos idiotas por importarmos produtos mais caros do que ele havia feito.

Não estamos aqui para defender as nossas marcas contra a avalanche de denúncias sobre produtos pirateados que são encontrados hoje no Brasil. Não precisamos nos defender pelo simples fato das grandes redes já fazerem isso por nós colocando os nossos produtos em suas vitrines.

Estamos em fase final de construção do nosso site, se fizéssemos parte deste grupo de trambiqueiros não teríamos coragem de colocar na rede fotos dos nossos produtos nos entregando de bandeja para a nossa Gloriosa Polícia Federal para a qual todos os representantes honestos do ramo de ótica pedem que tirem do mercado este bando que alem de não pagarem impostos por viverem do descaminho,   prejudicam a visão de milhões de brasileiros que só desejam enxergar um pouco melhor as belezas deste nosso país.

Todos os nossos produtos são importados dentro da lei, vindo pela Infraero ou pelos Correios, com as taxas de importação pagas na retirada das mercadorias.

Qualquer dúvida é só fazer um levantamento na Receita Federal que tem registrado todos os impostos pagos por nossas importações.             

3 comentários:

lich disse...

alem disso adriana dias horta seqestrou duas crian;as por 8 meses fugindo pra l e pra ca com a policia e a interpol atras nao deichando o pai das crian;as as verem

lich disse...

alem disso adriana dias horta seqestrou duas crian;as por 8 meses fugindo pra l e pra ca com a policia e a interpol atras nao deichando o pai das crian;as as verem

lich disse...

alem disso adriana dias horta seqestrou duas crian;as por 8 meses fugindo pra l e pra ca com a policia e a interpol atras nao deichando o pai das crian;as as verem