quarta-feira, 21 de novembro de 2007

UMA AJUDA PARA AS VITIMAS DO TIO BILL.

DAS VÊIS

Como dizia o Bento Carneiro, vampiro brasileiro que morava no aquém do alem donde veve os morto, as vezes uma pequena trapaça evita que você sofra uma puta trapaça. Estou me referindo a obrigatoriedade de validação das versões do Windows necessárias para se conseguir Service Packs futuros. Nem era isso que eu estava procurando, mas já que achei e principalmente por ser um artigo muito bem escrito e fundamentado, não acho má idéia colocar a disposição de todos.
Vale a pena acompanhar até o final desta matéria porque é lá que se encontra o ponto crucial do assunto abordado, que será de muita utilidade para aqueles com pouca familiaridade para com as tretas do Tio Bill todos os volumes.

Qual Windows usar: 2000 ou XP?
Diferenças entre o Windows 2000 e o XP

Diversas pessoas confundem um pouco sobre o que realmente há de novo no Windows XP com relação às versões anteriores. Primeiramente sempre é bom destacar que o Windows 2000 é uma atualização do NT, que segue uma linha diferente do 95, 98 e Me. A linha 9x/Me parou no Windows Me, todas as versões a partir do 2000/XP são baseadas no NT.

Mas entre o Windows 2000 e XP existem algumas diferenças sim, diversas. O Windows XP é uma atualização do 2000 Professional, para uso em estações de trabalho, ou computadores domésticos. A família Windows 2000 Server foi atualizada com o Windows Server 2003. É errado dizer que o XP é um sistema de servidor; não é. De longe, vem a ser uma grande evolução do Windows NT 4.0 Workstation. Acontece que a Microsoft não soltou a versão de servidor em 2001, junto com o XP, porque o 2000 Server estava bem preparado, e não se atualiza um servidor a qualquer hora, como se faz com os desktops.

A diferença básica do XP é o visual e a interface. O sistema de acesso a disco, gerenciamento de volumes, gerenciamento de memória, funcionamento dos aplicativos etc é praticamente a mesma coisa do 2000. O Windows XP é tão estável como o 2000. Porém o XP é mais pesado, tanto em recursos de memória como processador. Muita gente prefere ficar com o XP só para estar atualizado, na moda. Isso é besteira. Se seu computador não tem muitos recursos, ou mais, tem falta deles, fique com o Windows 2000, sem perdas. A única maior recomendação é utilizar o Service Pack 4 do Windows 2000, ou qualquer anterior, pois o Windows 2000 sem SP (ou com SP 0, como uns dizem rsrsrs) utiliza a codificação de 56 bits no Internet Explorer, e alguns sites tornam-se inacessíveis, tais como o gmail, orkut e sites de bancos, de compras on line, etc. O Windows 2000 usa menos memória que o XP, e tem um desempenho superior a de qualquer Windows 98 e Millennium, mesmo em PCs Pentium 133 com 128 MB de RAM. Falando em memória, se você vai usar o Windows XP, prepare 256 MB ou mais. Para o Windows XP Home, 128 MB são o suficiente se você for um usuário muito básico, que não roda programas muito específicos nem elaborados, e basicamente acessa a Internet. É possível instalar o XP em computadores Pentium 233 MHz com 64 MB de RAM (mesmo com 1 MB apenas de memória de vídeo), mas o desempenho... nem precisa comentar. Você não usa necessariamente um sistema operacional o tempo todo, mas sim os programas que rodam nele. Se sua máquina não tem recursos para rodar legal nem o próprio sistema, o que serão dos seus programas então?

Alguns programas só rodam no Windows XP ou superior. Às vezes é algum recurso do sistema mesmo, eu sou programador e sei que há problemas de compatibilidade. Afinal o Windows evoluiu, possui novas rotinas, e os novos programas podem se beneficiar do uso delas - rotinas essas que obviamente não estão presentes nas versões anteriores. Mas a grande maioria não roda mesmo por uma questão de marketing, "forçando" o usuário a comprar o novo sistema. Se você tem programas que só rodam no XP, e você precisa realmente deles, fica difícil usar o Windows 2000. Mas se você pode substituir, ou rodar outras aplicações sem perda de serviço e/ou recursos, eu ainda recomendo o Windows 2000.

O Windows XP possui muitas modificações na Interface, no conteúdo da ajuda, e em alguns outros locais. No entanto, o "coração" do sistema é basicamente a mesma coisa do 2000. Veja as principais diferenças na Interface. Se você puder se abster delas sem chateação, fique com o Windows 2000 e fará um bom negócio.


Aparência das janelas. O Windows XP é todo bonitinho e colorido, mas na verdade cada item como os botões, a barra de título, o botão Iniciar etc, é formado por uma ou mais imagens em bitmap em diversos estados, que são carregadas "por cima" de uma estrutura. Isso consome mais recursos de vídeo e memória do sistema. Se você quiser, poderá usar o Windows XP com toda a sua funcionalidade, mas com o visual clássico - semelhante ao Windows 2000 ou Millennium, mas mesmo assim o Windows XP ficará pesado.


Menu Iniciar. Dividido em duas colunas, à esquerda ele lista os programas mais utilizados, para fácil acesso a um clique. Itens como 'Meus documentos' e 'Meu computador' ficam acessíveis através do menu Iniciar, e não mais pela área de trabalho. Mas você pode deixar o menu Iniciar no estilo clássico, e mostrar os ícones na área de trabalho, como quiser.


Ícones. O visual dos ícones do Windows XP é mais elaborado, usa mais formas arredondadas e mais cores. Isso é bonito, mas fica pouca coisa mais pesado com relação aos ícones das versões anteriores. Por medidas normais, não há como deixar os desenhos dos ícones clássicos.


Pastas. Há o 'Painel de tarefas' à esquerda da janela, com opções mais organizadas e concentradas, além de atalhos para locais comuns (como 'Meu computador', 'Meus documentos', etc). Praticamente todas estas opções estão presentes no Windows 2000 e Millennium na forma de botões e links, no painel da web, também à esquerda, e na barra de ferramentas. Os atalhos e recursos são a mesma coisa.


Visualizador de imagens. Finalmente no Windows XP um acessório de respeito no que se refere a visualização de imagem. Integrado ao Windows Explorer, visualiza suavizando as bordas e cores, facilita a visualização em tela cheia e a navegação em pastas cheia de imagens. Todavia é dispensável, não é preciso suportar todo o peso do XP no seu computador só por causa disso. Esse recurso em si é levinho e muito interessante. Falando em imagens, o Paint do Windows XP abre e salva imagens em bitmap, jpg, gif, png etc. É ainda um editor de pixels coloridos, mas permite salvar nesses formatos - o que até o Windows Me não era possível, exceto jpg.


Assistente de gravação de CDs. O Windows XP possui um programa embutido para gravação em CDs, que é muito rápido e ideal para gravações rápidas e rotineiras. Sinto falta dele quando estou usando outra versão de Windows, mas se o desempenho for questão considerável, consigo ficar sem isso. Esse programa no Windows XP permite que você crie pastas e salve as coisas diretamente no CD, que na verdade é uma pasta temporária; depois você manda ele efetivar a gravação.


Existem algumas outras... Mas são insignificantes. É claro, as coisas evoluem, uma hora o Windows 2000 estará tão ultrapassado... Eu não estou aqui criticando o Windows XP, mas apenas mostrando que se seu computador não for potente o suficiente, é besteira atualizar para o XP. E mesmo se for potente, mas se você quiser deixar mais recursos do sistema livre para suas aplicações. Não estou também de forma alguma dizendo que o Windows 2000 não dá problemas, longe disso! Simplesmente pelo que pude ver mexendo em todas as versões, o 2000 se destaca por ser rápido, estável e leve; o Windows XP fica devendo neste último quesito.

Resumindo... Se você tem o Windows 2000, um PC não tão potente hoje e você está feliz, então não mexa. Se seus programas rodam, você faz o que precisa, fique com o 2000. Se você usa um Pentium II ou superior, e tem o Windows 95, 98 ou Me, e 128 MB ou mais de memória, atualize para o Windows 2000. Você ganhará em desempenho e estabilidade. Agora, se você tem um Pentium III e mais de 128 MB de RAM, algo como 256 pra cima, pode pensar no XP.

Aviso: se você atualizar do Windows 98 ou Me pro XP, os programas e configurações se mantém, mas o sistema será o novo. Se você puder, evite isso, formate e faça uma instalação do zero (tendo cópias dos seus arquivos, é claro!). Se você atualizar do Windows 2000 Professional pro XP Prof, depois não será possível desinstalar o XP e voltar ao 2000, a menos que você reformate a partição (ou apague a pasta do Windows e instale o 2000 de novo), mas aí será necessário instalar todos os programas novamente.

Quanto a versão do Windows XP, Professional ou Home, o Home Edition é um pouco mais leve que o Professional, e se você vai usar o computador em casa, não terá um servidor web e não precisa de ferramentas de administração remota, pode ficar com o Home Edition, que é mais barato. O Windows XP Home tem todos os recursos citados mais acima, permite redes, lê e grava em unidades NTFS, etc. O Professional é indicado para estações de trabalho, como em empresas, ou para usuários avançados, desenvolvedores de páginas em ASP ou ASP.NET, etc. Não, o Windows XP não foi projetado para ser um servidor de uma rede média; para isso use o Windows 2000 Server ou o Windows Server 2003. Não utilize o Starter Edition, que é uma versão limitada, cheia de limitações. Qualquer Windows 98 Segunda Edição é melhor que o XP Starter Edition. Ele limita o número de janelas ativas, não possui uma série de configurações, etc... Não vale a pena, o Tio Bill deve ter feito essa edição simplificada (e piorada!) apenas para diminuir a concorrência com o Linux, em especial nos computadores mais populares.

Sobre os Service Packs... São pacotes de atualização, que a Microsoft lança com atualizações, modificações no Windows, como melhorias, correções de erros, etc. O Windows XP com o Service Pack 2 (atual em 2006-03) é mais seguro, mas fica mais pesado também. Estar sempre com o último Service Pack instalado é uma boa idéia e deixa seu computador mais seguro. Isso vem do Windows NT, afinal o 95, 98 e Me não tiveram Service Packs. O Windows 95 foi atualizado umas três vezes com um pacote de outro nome, "OSR", 1, 2 e 2 ponto alguma coisa. O 98 foi atualizado para o 98 Segunda Edição e posteriormente para o Millennium, mas aqui trata-se de uma venda separada. Os Service Packs geralmente são gratuitos :)

Ativação do Windows. Para evitar a pirataria de software, a Microsoft implantou nos seus sistemas um recurso de ativação do produto, ao qual eu particularmente sou contra. Não adianta copiar o CD do Windows XP de um amigo: dentro de um certo número de dias você deverá ativá-lo, pela Internet ou por telefone. Isso consiste em informar pra galerinha do Tio Bill o número que o XP gera com base no seu computador, e que o identifica - não pessoalmente, mas diferencia cada computador dos outros. Mas você encontra CDs do Windows XP a R$ 10,00 crackeados que não pedem a ativação... Cabe a você decidir!

Eu falei que sou contra a ativação porque você DEPENDE da Microsoft para usar o Windows. Se você for instalar um Windows XP original numa máquina daqui a 10 anos, 30 anos, 50 anos que seja, será que a Microsoft ainda fornecerá a ativação para ele? Essa situação é difícil, pois dificilmente você estaria usando o Windows XP daqui a tantos anos... Mas se você licenciou o software, teria esse direito! Coisa que com a ativação fica prejudicada. E se a Microsoft falir? Ela é uma empresa como qualquer outra; e se não falir um dia quando o Bill Gates morrer (ele morrerá assim como eu, você, sua mãe, o Sílvio Santos, a Tia Beby do Chupim, todo mundo!) ela poderá ser vendida, transferida... E você poderá perder o direito de instalar o Windows XP original, licenciado e pago, bem pago por você. Por isso, e basicamente por isso eu sou contra a ativação do Windows. E eu não o ativo, mesmo usando o original eu utilizo um quebrador de ativação. Não incentivo a prática, mas eu faço. Deixo bem claro aqui que este parágrafo não é objetivo desta matéria, apenas estou explicando o motivo pelo qual eu sou contra esse sistema de ativação. Eu desenvolvo software, sei que é complicado o lance da pirataria, mas acho que não é necessário prejudicar os usuários licenciados e legalizados para proteger o programa dessa forma.

Espero ter ajudado com esse texto você a tirar suas próprias decisões sobre isso.

Material retirado de:
http://www.explorando.viamep.com/2006/03/qual-windows-usar-2000-ou-xp.html.

Nenhum comentário: