quarta-feira, 1 de agosto de 2007

seção da CPI do apagão hoje na câmara

CPI DO AUDIO DA CAIXA PRETA
Os deputados começaram uma discussão sobre o vazamento para a imprensa do conteúdo da caixa preta. Alguns deputados como Fernando Gabeira, Carlos Vaccarezza e Pepe Vargas, pedem prudência para analisarem os fatos antes de torná-los públicos.

O Brigadeiro Jorge Kersul Filho afirma que se ouve vazamento não foi por parte da Aeronáutica por não dispor de um software especifico para a abertura do CD onde está gravado a análise das caixas pretas. Ele também eximiu a câmara pelo vazamento.

O problema pelo que entendi foi a divulgação por parte da Folha de São Paulo do conteúdo das gravações e o desejo de alguns deputados em criar mais confusão só para aparecerem.

SÓ POR DEUS
Carlos Willian (PTC-MG): Parece coisa de ET: precisamos de um software de outro mundo para ouvirmos o conteúdo, que é de interesse público. Deveriam ter mandado o material em português, da maneira mais fácil de ser compreendida e analisada.

É um verdadeiro absurdo que um Deputado Federal venha a pedir uma coisa desta. Será que ele não sabe que o idioma aceito mundialmente como padrão para este tipo de coisa é o inglês?


O presidente da CPI disse que o relatório tem 11 páginas e será entregue aos deputados e à imprensa. O relatório contém a transcrição em inglês do diálogo dos pilotos na cabine do Airbus da TAM, momentos antes do acidente. Um deputado falou em voz alta que todos aqueles deputados que não dominarem a língua inglesa que é para comprarem a Folha porque está tudo lá.

Está sendo votado se o relatório será apresentado em seção aberta ou fechada. A tendência é que isso se faça em seção fechada.

O presidente da CPI, teve que pedir a um dos deputados que se retirasse para o corredor anexo ao salão se quisesse continuar dando entrevista a imprensa como estava fazendo naquele momento.
Pegaram uma mariposa em pleno vôo.

Depois de lerem a transcrição dos últimos 12 minutos contidos na caixa preta antes do acidente, a seção da CPI foi encerrada devendo retornar em seção fechada a tarde. Pelo conteúdo os pilotos não conseguiram parar a aeronave tendo uma voz mandado por algumas vezes desviar, seguido por lamentos de meu Deus, meu Deus. Depois houve um ruído de batida, alguns gritos e finalmente, silêncio.
Se era para causar mais dor aos familiares das vitimas, conseguiram com todas as letras.

Nenhum comentário: