quarta-feira, 18 de julho de 2007

problemas e perguntas sem resposta

Luto oficial decretado
Grande bosta o presidente ter oficializado três dias de luto pelas vitimas do acidente de ontem. Isso não vai ressuscitá-los nem tão pouco mudar o quadro geral de incompetência na gestão da Aeronáutica, Anac e Infraero. Isso não trará de volta as vidas que se foram nem evitará que novas tragédias venham a ocorrer. No Senado é tão ou mais complicada, porque perde-se um tempo irrecuperável tentando defender a inexistente moral de um presidente que até agora não foi capaz de provar a sua inocência optando por dar cambalacho em cima de cambalacho para se manter no poder. Deixe passar um pouco mais de tempo e todos aqueles que fizerem do ministério e empresas acima citadas vão iniciar um movimento de empurra, empurra tentando jogar a responsabilidade um em cima de outro para finalmente acabar sobrando para o piloto. Neste país a grande maioria dos homens que são contratados para funções públicas tem coragem suficiente para se tornarem apadrinhados e depotistas, mas são verdadeiramente covardes quando tem que assumir alguma responsabilidade.

Presumindo que...
A chuva tivesse feito a aeronave aquaplanar.
O piloto tenha ultrapassado o ponto limite da pista para a sua descida.
O avião tivesse derrapado.
As turbinas não tivessem obedecido ao comando de reverso.
Um urubu tivesse feito caca na pista fazendo o avião derrapar.

Mesmo se o acidente tenha ocorrido por qualquer uma destas contingências, uma pergunta fica no ar.
Tem este aeroporto uma área de escape para em qualquer dos casos citado possa fazer uma aterrizagem de emergência?
Com a palavra a Infraero, a Anac e o Ministério da Aeronáutica.

Dúvidas que se apresentam
Tivesse a pista as ranhuras necessárias o avião conseguiria parar?
Se podia, porque a reforma do aeroporto começou pelo saguão e não pela pista.
Os testes feitos depois da conclusão da pista foram feitos com ela seca ou molhada?
Quem autorizou a decolagem e aterrisagem de aviões de grande porte com chuva.
E a gravação em que um controlador manda um piloto tomar cuidado para não ultrapassar o limite de descida.
E a resposta do piloto de que estava sendo mandado para uma pista problemática, quase suicida.
Quem responderá a isso?

Nenhum comentário: