terça-feira, 28 de setembro de 2010

Forçaram a Zorba

Concordo com o Ministro

Marco Aurélio Mello quando acrescentou ao circo que ele e mais quatro pessoas que se dizem guardiões supremos das leis deste país, disse

  : "Vivemos momentos muito estranhos. Momentos em que há abandono a princípios, a perda de parâmetros, a inversão de valores, o dito passa pelo não dito e o certo pelo errado e vice-versa. Nessas quadras é que devemos ter um apego maior pelas franquias constitucionais.

Discordo plenamente da parte final que soou a papagaiada ao completar : “. E uma dessas franquias nos direciona à irretroatividade da lei.”

As ultimas palavras soaram como um, “era deste jeitinho que o senhor queria, meu querido, amado e estimado chefe Molusco?”

Não sei por que isso não surpreendeu a ninguém, nem mesmo ao mais miserável dos idiotas que esperava ver no seu melhor sonho o STF praticar uma única ação denominada de justiça, eliminando do cenário político nacional, não inocentes e sim autênticos vagabundos, vidas tortas, ladrões que construíram um trenzinho da alegria para se apossar de quantias financeiras que daria para melhorar a vida de pessoas verdadeiramente necessitadas, marginalizadas por este governo corrupto que se considera a ultima cereja do bolo.

Se tem uma coisa que aprecio sobremaneira é a fidelidade. Ela é um ato absolutamente digno, somente praticada por pessoas dignas que independente do que poderiam ganhar mudando de lado preferem continuar fieis as causas que abraçaram, isso se as mesmas não prejudicarem um bem maior chamado jocosamente de povo por aqueles que os dirigem.

Se aliar ao presidente da república para salvar o fiofó de caras como aqueles constantes da lista ao lado deste artigo, é a pior demonstração que alguém ou um grupo poderia dar, apontando para a sua coleira dizendo, “ olha só quem é o meu dono e adestrador, veja como sou bonzinho obedecendo a todos os seus comandos.

Chegar com discursos alegando irretroatividade da lei por se constituir em cláusula pétrea é de um absurdo que só não ganha a medalha e o troféu por que a cada estes mesmos homens nos surpreendem com novas cacacas que por certo farão parte do anedotário político nacional daqui a alguns séculos.

Eu não gostaria de passar para a história como um idiota contumaz.
No meio deste enorme turbilhão, salvou-se a Ministra Ellen Gracie que no ultimo segundo aderiu aos Ministros, Carlos Ayres Britto, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, os quais no bom sentido, com todo o respeito, sem nenhuma chacota, a Viúva homenageia  chamando-os de Carlão, Carmão, Ricardão, e Barbosão, todos gigantes na defesa do povo brasileiro, travando uma verdadeira guerra contra os molusquentos, carnes de suas próprias carnes.
A eles se juntou a Ellão ou Gracião, a quem damos o direito de escolher a forma com que gostaria de ser homenageada pela Viúva.
Este quinteto provou que mesmo tendo sido indicado pelo Molusco, não se sente na obrigação de arriar as calças todas as vezes que o Cariri do Planalto se ver na eminência de perder o seu ultimo pau de arara.

TÔ DE OLHO NE SENHOR!!!

Não acuso, não desmereço, não atinjo a honra, não faço mau juízo, ou construo apologia a favor ou contra quem quer que seja.
Eu apenas escrevo sobre o que é de domínio público, tão apenas isso, como a matéria aí de baixo Postado por Blog do Ozanan às 04:45 de
sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Oito ministros do STF indicados por Lula
Sob constrangimentos, Senado deve aprovar Toffoli
Em sabatina, oposição fustigará indicado de Lula para STF.
A oposição reserva ao advogado José Antonio Toffolli uma sabatina dura na Comissão de Justiça do Senado. Advogado-geral da União até esta quinta (17), Toffolli foi indicado por Lula para o posto de ministro do STF.
Reza a Constituição que os candidatos à toga do Supremo precisam ostentar três requisitos:
1. Ser brasileiro com mais de 35 anos;
2. Ter reputação ilibada;
3. Ser dotado de notório saber jurídico.
Nunca antes na história desse país um presidente da República indicara para o STF um advogado com a jovialidade de Toffolli, 41 anos. Nada tão inusitado, contudo. Celso de Mello e Marco Aurélio Mello chegaram ao tribunal com 43 anos. O primeiro, sob José Sarney, em 1989. O segundo, sob o primo Fernando Collor de Mello, em 1990.
Não há notícia de que Toffolli tenha contra si alguma pendência judicial. Estaria cumprido o requisito da reputação. É no item “notório saber” que a situação do doutor se complica. Não possui doutorado nem mestrado. Não levou à prateleira nenhum livro. E, pior: tomou bomba num par de concursos públicos. O indicado de Lula sonhara tornar-se magistrado. Foi às provas em 1994. Reprovado. Nova tentativa em 1995. Bombado de novo.
De resto, Toffolli carrega atrás de si um rastro de serviços prestados ao petismo. Advogou para o PT em três campanhas de Lula (1998, 2002 e 2006). Antes de chegar à Advocacia da União, servira à Casa Civil, numa época em que a pasta era chefiada pelo grão-petista José Dirceu.
“O perfil de Toffolli foge ao padrão dos outros sete indicados de Lula para o STF”, disse ao blog o senador José Agripino Maia (RN), líder do DEM.“Todos os outros indicados eram pessoas sem vinculação estreita com o PT e com notório saber jurídico...” “...A única figura que foge a esse perfil é o doutor Toffolli. Em princípio, isso não é razão para veto. Mas também não é motivo para voto. Temos uma sabatina no meio”. Agripino completa o raciocínio: “Lula resolveu indicar um amigo do peito para ministro do Supremo, um jovem de 41 anos...”“...Essa é uma verdade incontestável, que o Senado, evidentemente, terá de apreciar. E vai apreciar”.
A sabatina é parte do rito de nomeação para STF. Aprovado na Comissão de Justiça, o nome de Toffolli terá de passar também pelo crivo do plenário.
Ali, o candidato precisa amealhar pelo menos 41 votos dos 81 disponíveis. O escrutínio é secreto. Mesmo os senadores da oposição consideram improvável que o Senado rejeite a indicação de Toffolli. Mas prevêem que o preferido de Lula irá arrostar no plenário o constrangimento de uma votação miúda.
Uma vez referendado, Toffoli vai ao STF como sétimo ministro indicado por Lula num colegiado de 11. Foram oito os indicados. Mas o último, Carlos Alberto Menezes Direito, morreu. É na cadeira dele que Lula deseja ver acomodado Toffolli.
Um pedaço do STF também torce o nariz para o provável futuro ministro. As restrições não são vocalizadas em público. Mas soam à farta entre quatro paredes.“Vejo como um desprestígio ao tribunal a indicação de alguém que suscita dúvidas quanto ao saber jurídico”, disse ao repórter, sob reserva, um dos ministros. “Tampouco me parece apropriada a escolha de alguém cuja vinculação partidária é tão inequívoca. O presidente dispunha de nomes com outro perfil...” “...Entre eles, juízes respeitáveis do STJ, a mesma Corte de onde viera o ministro Menezes Direito, a quem muito estimávamos”.
O futuro colega de Toffolli antecipou um “constrangimento” a que será submetido o potencial novo ministro: “Que comportamento adotará quando o Supremo tiver de julgar o processo do mensalão?...” “...Vai atuar como juiz num caso em que figuram como réus amigos e até um ex-chefe [José Dirceu]? Decerto que não. Terá de declarar-se impedido”.
Fonte: Blog do Josias de Souza.

Abaixo, a relação dos atuais ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos presidentes da República que os nomearam.
1. Celso de Mello – decano – nomeado pelo presidente José Sarney
2. Marco Aurélio Mello – nomeado pelo presidente Fernando Collor
3. Gilmar Mendes – nomeado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso
4. Ellen Gracie Northfleet – nomeada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso
5. Antonio Cezar Peluzo – nomeado pelo presidente Lula (1)
6. Carlos Ayres Britto – nomeado pelo presidente Lula (2)
7. Cármen Lúcia Antunes Rocha – nomeada pelo presidente Lula (3)
8. Enrique Ricardo Lewandowski – nomeado pelo presidente Lula (4)
9. Eros Roberto Grau – nomeado pelo presidente Lula (5)
10. Joaquim Barbosa – nomeado pelo presidente Lula (6)
11. Carlos Alberto Menezes Direito (falecido) – nomeado por Lula (7)
12. José Antonio Toffolli - indicado pelo presidente Lula (8)

Comentário: No meu entendimento, acho um absurdo que a Constituição Federal permita a um presidente da República, membro do Poder Executivo, indicar ministros do Poder Judiciário. Onde está a famosa e tão propalada independência entre os poderes? Outra aberração da Constituição é permitir que os ministros do Tribunal de Contas da União, encarregados de fiscalizar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sejam nomeados pelo Poder Legislativo e Executivo, onde a maioria do tribunal é constituída de ex-deputados e ex-senadores. O mesmo acontece na esfera estadual. O poder Legislativo e Executivo estaduais nomeiam conselheiros para tribunais estaduais de conta, onde a maioria de seus membros também é constituída por ex-deputados estaduais. São verdadeiras raposas famintas tomando conta do galinheiro. Por causa disso, são chamados pejorativamente de tribunais faz de conta. Seus membros são vitalícios, ganham uma fortuna e não fiscalizam nada! Uma vergonha!

Voltando para a Viúva
Tirando um aposentado e outro que já embarcou para o andar de cima sobraram dez. Cinco honram o cargo em que foram empossados enquanto o segundo quinteto por tudo o que vem individualmente fazendo deixam muito no que se pensar sobre as suas reais intenções a frente do cargo que ocupam. É só pegar as ultimas decisões de cada um deles para se chegar a um veredicto real sobre as incongruências praticadas, algumas das quais mereceram publicamente severas criticas por parte de outros ministros que compõe a casa jurídica maior da nação.
Alem das decisões errôneas tomadas, isso para não chamá-las de mal intencionadas, agora surgiu outra que se levada a sério sugere covardia e falta de condição intelectual para se responsabilizarem pelas decisões que a casa tem que tomar, que seria esperar pela posse de outro ministro que entraria no lugar do Ministro Eros Grau, para desempatar a tremenda foda que armaram para salvar os corruptos do nosso país.
Esta do STF forçou a toga, a calça e a respectiva Zorba, de maneira como nunca antes neste país...       


   



Nenhum comentário: