sábado, 29 de maio de 2010

Washington Soares
Italiano é morto em assalto
Giuseppe Paparone estava de férias e deveria ter retornado ontem à Suíça, onde morava. Ele foi abordado por assaltantes e atingido por um tiro enquanto aguardava reparos em carro

Landry Pedrosa
landry@opovo.com.br
25 Mai 2010 - 00h53min


Um grupo de três pessoas, entre elas dois turistas italianos, foi assaltado por dois homens armados, na noite do último domingo, na avenida Washington Soares, no bairro Edson Queiroz (Zona Leste de Fortaleza). Um dos estrangeiros, Giuseppe Paparone, 52, acabou morto com um tiro de revólver à altura do tórax, efetuado por um dos assaltantes. Ele ainda chegou a ser conduzido ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no Papicu, pelos próprios amigos, um deles cearense, mas não resistiu à gravidade do ferimento.

Os acusados foram detidos por policiais do Ronda do Quarteirão e, segundo a Polícia, confessaram a autoria do crime. O primeiro foi identificado como Kilmar Santana de Lima, 21, que foi autuado em flagrante na Delegacia de Proteção ao Turista, na Praia de Iracema, em inquérito instaurado pela titular da especializada, delegada Adriana Arruda. Já o segundo, um adolescente de 17 anos, acabou autuado na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), no bairro Presidente Kennedy.

De acordo com o inquérito, o crime ocorreu por volta das 22 horas, quando os dois italianos e o cearense se encontravam em um veículo Gol, conduzido pelo cearense, que apresentou problemas mecânicos nas proximidades de uma casa de show na Washington Soares. Enquanto providenciavam o reparo no veículo, dois homens se aproximaram em uma bicicleta e anunciaram o assalto. Segundo ainda o inquérito, os assaltantes roubaram um telefone celular, um relógio e uma pequena quantia em dinheiro.

Retorno
Mesmo com os pertences das vítimas, os assaltantes retornaram ao local da abordagem e ameaçaram atirar em quem chamasse a Polícia, de acordo com o depoimento das duas outras vítimas na delegacia especializada. Foi nesse momento que Giuseppe Paparone disse que chamaria a Polícia, caso os assaltantes não fossem embora, e acabou atingido pelo disparo.

Os acusados foram localizados pela Polícia no próprio bairro, minutos depois, e confessaram o crime. Em depoimento, Kilmar Santana disse que atirou porque o turista italiano teria reagido ao assalto. Embora tenha confessado a autoria do disparo, o assaltante foi submetido a um exame de parafina (verificação de chumbo nos dedos e nas mãos), como também o adolescente. O resultado deverá ser divulgado nos próximos dias.

A delegada Adriana Arruda disse ao O POVO que o italiano estava de férias em Fortaleza e hospedado em uma pousada no Porto das Dunas. Ontem, ele deveria retornar à Suíça, onde residia. O corpo deu entrada às 5h15min na Perícia Forense do Ceará (Pefoce), acompanhado de uma guia expedida pelo 2º Distrito Policial (Aldeota). Até o fim da tarde de ontem, o corpo ainda não havia sido liberado.

E-MAIS

>O crime de latrocínio (roubo seguido de morte) do turista italiano Giuseppe Paparone teve repercussão na mídia nacional e em parte da imprensa estrangeira. Os telejornais e sites nacionais se limitaram, no entanto, ao fato em si, assim como parte da imprensa européia e norte-americana.

>No O POVO Online, os internautas foram além da informação e avaliaram as causas da violência. Até as 20 horas, eram mais de 300 comentários no portal. A maioria apontou a impunidade como agravante à violência, mas muitos citaram a falta de material humano na Polícia, além de questões políticas.

Este é mais um Brasil que o senhor Lula nos deixa de herança só fazendo algo em pró da segurança pública no mal fadado Panamericano onde recheou o Rio de Janeiro com elementos da Força Nacional de Segurança que não segura espermicula nenhuma, mas nenhuma mesmo como pudemos constatar em outros casos onde foi chamada e piorou mais ainda a situação.

Pela falta de pessoas de peso espero que o Homem lá de cima não nos faça sentirmos falta do Molusco, porque aí seria a peste mandando um abraço para a morte.

Nenhum comentário: