quinta-feira, 19 de março de 2009

Pedro e o Lobo

O que há em comum entre um bolo queimado, cerveja estourada no congelador e mulher grávida?
Nada.
Mas se você tivesse tirado antes, nada disso teria acontecido...”

Barril de pólvora
Se tem uma delegacia na região metropolitana de Curitiba que se assemelha a um barril de pólvora é a do Alto Maracana.
Localizada no bairro do mesmo nome é vizinha dos bairros Vila Verde, Atuba e Vila Zumbi, bairros onde residem uma gama enorme de trabalhadores que são cercados de tudo o que não presta em termos de marginalidade, dos mais variados segmentos, comandados por ladrões e interceptadores de automóveis e motos, traficantes, assassinos procurados pela justiça, e a caterva da raia miúda que causa grande comoção pelo numero excessivo de sua hoste.
Para ajudar a piorar aquele cafezal, o bairro é vizinho do Município de Colombo que não fica nem um pouco atrás em termos de bandidagem, mesmo sendo um dos maiores municípios da região metropolitana de Curitiba e ter uma das maiores rendas per capta do Paraná através dos esforços da parte maior da sua população que é composta de pessoas ordeiras e trabalhadoras.
Tendo todos estes predicados contra, era de se esperar que a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, comandada por um uma jetica ambulante que atende pelo nome de Luiz Fernando Delazari, o qual na frente da secretaria está sendo um autentico zero a esquerda, deslocasse para o local uma equipe de primeira linha que pudesse atenuar o horror e sofrimento do povo que mora nas adjacências, tal o numero de bandidos que transitam nas vinte e quatro horas do dia por toda a região.
Que nada, o otoridade descompetente ao invés disso mandou para lá uma Delegada de segunda categoria e seu marido, efetivado por ela como superintendente, os quais armaram uma puta gangue começando a cobrar pedágio de ladrões e traficantes e de todos aqueles que eram detidos por justa casa ou não.
O esquema funcionou muito bem até o seu desbaratamento através dos Policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, com o apoio da Corregedoria da Polícia Civil que prenderam 17 pessoas entre os quais a delegaçada, o maridão superintendente, dois investigadores, um escrivão, dois advogados, um funcionário da Prefeitura de Colombo, alem de mais dez policiais civis.

Para o retorno da normalidade, foram enviados para lá uma equipe completa de policias compostos de delegados, agentes, escrivães, investigadores, necessários para colocar as coisas em ordem.
O problema é que daqui a dois anos esta galera já estará a solta, trabalhando em pró da marginalidade em outras delegacias espalhadas pelo Paraná, cantando aquela musica da Simone: começar de novo, e contar comigo, vai valer a pena ter sobrevivido...

Vale a pena ver de novo
Quando a coisa é boa, sempre vale a pena uma reprise.



Não era esta a intenção, mas valeu do mesmo modo
É de conhecimento geral pelo menos aqui no Paraná que o governador em exercício, senhor Roberto Requião, preferia ver o capeta mascando Bombril acesso a cruzar com o jornalista e dono da Rede Paranaense de Comunicação, empresa Formada por oito emissoras afiliadas à Rede Globo - RPC - TV Paranaense, de Curitiba, RPC-TV Cultura, de Maringá, RPC-TV Coroados, de Londrina, RPC-TV Cataratas, de Foz do Iguaçu, RPC-TV Oeste, de Cascavel, RPC-TV Esplanada, de Ponta Grossa, RPC-TV Guairacá, de Guarapuava, RPC-TV Imagem, de Paranavaí, os jornais Gazeta do Povo e Jornal de Londrina, rádios 98 FM e Mundo Livre FM, Portal RPC, e o Instituto RPC, entidade privada sem fins lucrativos, constituída para ser fórum e gestor de todas as ações, projetos e programas sociais das empresas que integram a Rede Paranaense de Comunicação.
Foram muitas as acusações do senhor Governador a pessoa do presidente da RPC, que nunca poupou o governador quando o assunto era de sua inteira responsabilidade, angariando gratuitamente a ira do chefe do palácio Iguaçu.
Mesmo sendo seu inimigo de quatro costados, o governador Requião tratou de elogiá-lo pelo grande homem que foi, decretando luto oficial de três dias em todo o estado do Paraná.
Eu peidaria de felicidade ao pensar que o Governador agiu motivado pelo reconhecimento de um grande homem que se foi, mas na verdade o meu espírito de porco me faz pensar que as palavras do governador foram unicamente para não provocar a ira dos amigos e familiares do empresário, a pouco tempo do inicio da campanha eleitoral onde o governador totalmente combalido procura uma vaga de Senador da República pelo Paraná.
Novamente a vida real se espelha na fábula, trazendo novamente a tona a história de Pedro e o Lobo.
O governador tanto fez que agora ninguém vai acreditar se ele estiver realmente falando a verdade sobre seus sentimentos com o passamento do reconhecido por ele como seu algoz.

Nenhum comentário: