Tudo sobre a dengue que você não sabia e por ser uma Anta tinha vergonha de perguntar.
Como eu identifico o Aedes aegypti?
Eu podia te dizer que a dengosa, “isso porque como acontece entre os humanos, são as fêmeas quem te ferram sugando até a tua alma caso te transmitirem dengue hemorrágica”. Não vou te dizer de maneira nenhuma que a piranha da mosquita mede 05 centímetros, porque acho que você vai ficar ridículo andando pelas ruas com uma régua ou uma fita métrica para medir os mosquitos que encontra pelo caminho. Eu poderia também te dizer que os corpos das bichinhas, juntamente com suas patas são listrados, mas isso também não vou dizer porque de nada adiantará se você for como eu que enxerga uma pulga no lombo de um elefante a cinco quilômetros e tropeça no paquiderme se ele estiver a trinta centímetros. O que eu posso te falar é que na dúvida, todos os gatos são pardos, se avistar um mosquito indo em tua direção fuja dele como o vampiro foge da cruz, mesmo que esteja a bordo de um carro do fumacê, porque a dona mosquita está aspirando aquilo como se estivesse dando um tapa na macaca.
O mosquito pode picar durante o dia ou a noite?
Não, porque picadura de mosquito foi desenvolvida para outro fim. Quem pode te picar durante o dia por possuir hábitos diurnos é a dengosa, a fdp da dona mosquita, a qual deve ter aprendido com algumas fulanas com quem já casamos, como a ex- do Paul McCartney dos Beatles.
O mosquito da dengue também pode transmitir outras doenças?
Você só pode estar de sacanagem, mesmo assim vou te responder, pode sim, outra doença que pode, eu disse pode, ser transmitida é a febre amarela. Isso não significa que o portador de dengue esteja necessariamente com febre amarela, nem que as laranjas que você ve no mercado estejam contaminadas. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa e vice,versa, se for possível. É bem por isso que devemos nos conscientizar para depois não termos de escolher entre, ocê dá ou ocê chupa.
Quais são as principais medidas para combater a dengue?
Em primeiro lugar deixe de ser porco, vagabundo e sem vergonha, deixando acumular água parada até por dentro do teu brioco. Ensine a mulher contra a qual você casou, a não encher os vasinhos de flores com água e peça para os teus filhos reunirem os amigos e fazerem uma lista de todos os lugares que os capetas conhecem que possuam pneus abandonados, vasilhames de diversos tipos com água de chuva, poças semi escondidas e Lages “esta então é show, pobre adora uma lage” abandonadas, para denunciarem as otoridades publicas. Só não se esqueça de uma coisa, não permitam que os capetinhas saiam por aí se fazendo passar por exterminadores da dengosa porque as bichas são ligeiras para conseguir sangue para gerar suas ninhadas e os meninos como bons abestados que são não enxergam nada que não sejam as suas brincadeiras.
Usar repelente ajuda a evitar a picada? Pode fazer mal à saúde?
Se a Anta já esteve na beira de um rio pescando já sabe da resposta. Por mais repelente que use sempre vai voltar para casa com no mínimo algumas picadas. Tenha em mente que uma única picada pode te transmitir a dengue. Não tem como escapar, a chifruda da fêmea sempre encontrará um local para te ferrar, quer você não queira ou não. Quanto ao veneno se pode fazer mal, o que você acha, ele é como todo o produto tóxico, que se usado em demasia uma hora vai te intoxicar. Se mesmo assim quiser utilizar inseticidas, procure o que tenha a substancia DEET. Em hipótese alguma procure tirar as tuas próprias conclusões tendo em vista que você é uma erda de um osta de um leigo. Não vá querer imitar o portuga que foi no mercado a pedido de sua mulher comprar veneno para rato e voltou com uma caixinha de Mate Leão. Ai, Manuel, você tem certeza que este chá resolve?
Ora Maria, se esta porra mata um leão, não vai matar um filho da puta de um ratinho?
É verdade que borra de café ajuda a combater a larva do mosquito da dengue?
Ka lê, o cumpadre, tu ta querendo eliminar as dengosas promovendo um chá de caridade regado a café? Mas nem entre nessa, as larvas são tão lazarentas que seriam capaz de bater a tua porte pedindo um pãozinho com manteiga para servir de mistura. Melhor que água sanitária para matar as pestinhas ainda não foi conhecido.
Já existe uma vacina contra a dengue?
Já, e você pode se inocular pelo mesmo método usado por proctologistas quando fazem o exame de próstata. Se quiser te indico o Doutor ET, especialista neste tipo de procedimento. O dedo dele parece uma tromba de elefante. Cria tento mongão, se existisse não haveria tantos surtos espalhados pelo Brasil. A única vacina existente é a nossa passagem do estado de suínos ambulantes para pessoas com um alto grau de conscientização. Sem isso, as dengosas tomam conta do mundo.
Quais são os sintomas da dengue?
Eta perguntinha de corno esta daí. Se responder que é febre alta, inicio de dor de cabeça, nas articulações, nos músculos, nos olhos, fraqueza,
Náusea, vomito, diarréia e mais alguns sintomas, o xupeta acha que conseguiu diagnosticar a doença não precisando se encaminhar ao médico para uma melhor avaliação, começando a se hidratar por conta própria acabando por tomar até no brioco se outras pessoas lhe falarem que é bom. A melhor coisa a se fazer quando não estamos no nosso normal é procurarmos um médico que tem melhores condições de nos dar um diagnóstico. A confirmação do ditado, de médico e de louco todo mundo tem um pouco e um dos principais motivos da alta densidade populacional nos sumitérios, como dizia aquele político do interior.
Como eu sei se estou com dengue hemorrágica?
Simples, você ficará parecido com o cara que jogou uma mão de truco valendo toba e depois teve que sentar na sucuri do Rambo. Vai sangrar até pelo fiofó. Não tem como errar, ao ver isso procure o sumitério mais próximo e aguarde porque o coveiro está doidinho pra encher o teu buraco de cal.
Como é o tratamento de pacientes com dengue?
Hô hipocondríaco, nem pense em pegar dengue só para encher o brioco de remédios, porque como diz o Hermanoteu no Egito, a barra é pesada. Você vai se transformar numa barrica de tanto que terá que se hidratar. Vai tomar remédios antitermicos, para dores no corpo e no caso de dengue hemorrágica, transfusão de plasma e plaquetas para a contenção dos sangramentos. Finalmente e como medida principal do protocolo da patologia, a contratação de um padre em regime de 24 horas porque nunca se sabe a hora exata em que o cara embarca para o lado de lá.
Se eu tomar aspirina e estiver com dengue hemorrágica, o que acontece?
Nada, absolutamente nada, a não ser tomar no brioco de verde, amarelo, azul e branco, com uma bandeira preta cobrindo o teu caixão. Fala sério, um cara que está com dengue e tomar uma aspirina ou qualquer outro remédio composto de acido acetil salicílico merece mais é morrer e apodrecer no inferno. É muita burrice para Deus perdoar. Se o sequelado mental estiver com sangramentos, necessitará de medicamentos para a coagulação do sangue e não para o seu afinamento. É a mesma coisa que um cara com caganeira tomar um purgante. Alias, um cara que faz uma pergunta desta só pode mesmo ser um puta xarope de purgante com diarréia mental.
Está aí pessoal a minha modesta colaboração para este cacete de doença que está afetando principalmente os meus queridos amigos do Rio de Janeiro, em especial o meu irmão Alex e sua família. Aproveito ainda para agradecer a Anvisa, Ministério da Saúde, Andrea D'Ávila Freitas (UERJ), Edmilson Migowski (UFRJ), Gustavo Johanson (Unifesp), Luiz Tadeu Moraes Figueiredo (USP) que postaram no UOL Ciência e Tecnologia as perguntas nas quais me inspirei para a efetivação desta matéria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário