quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Viva os músicos nordestinos


Olhem e escutem a coisa martavilhosa que recebi do amigo Toninho Bizinelli que por sua vez recebeu do seu amigo, Ricardo Takamori.

Em janeiro de 1999, o Pirata gravou, para o álbum Forró do Pirata, um arranjo instrumental do Hino Nacional Brasileiro que não poderia ter sido criado em nenhum outro lugar que não no Ceará: a versão em ritmo de forró.

Sem desvirtuar os ideais de liberdade, coragem e amor à pátria, aclamados na letra de Osório Duque Estrada, esse arranjo da música de Francisco Manuel da Silva é uma manifestação de amor e respeito tanto ao Brasil quanto ao nordeste porque expressa um patriotismo cotidiano, genuíno e verdadeiro. Sem a menor intenção de afrontar os emblemas nacionais e a liturgia militar, o Pirata acredita ter o direito, como qualquer brasileiro, de tocar o nosso Hino do jeito que o nosso coração, patriota, cearense e "cabra da peste"bate.

Mesmo assim, antes de iniciar a divulgação, foi enviada a gravação para o então Ministro da Cultura, Francisco Weffort. Por telegrama, ele respondeu que não via "nenhum desrespeito nem depreciação do Hino Nacional no arranjo popular do sanfoneiro Adelson Viana e Pirata". O Ministério Público Federal, porém, não entendeu o mesmo e entrou com uma ação na justiça contra a apresentação do Hino Nacional em ritmo de forró. 
Apenas em setembro de 2007, o Juiz Federal Substituto da 6ª Vara da Justiça Federal do Ceará, José Eduardo de Melo Vilar Filho, autorizou, enfim, a gravação e execução da versão em forró do Hino pelo Pirata na TV, rádio e shows ao vivo.
Livre para declarar seu amor pelo Brasil, o Pirata disponibiliza para download gratuito a versão em forró desse arranjo.

Destaca-se que todos os direitos autorais da versão em forró do Hino Nacional Brasileiro serão revertidos para as ações e projetos da Fundação Pirata Marinheiros.



Pitaco da Viúva

Que coisa mais maravilhosa, só um perfeito imbecil escondido por detrás da capa de otoridade do Ministério Público Federal poderia, somente para aparecer, vetar a exibição desta que foi uma homenagem   ao símbolo maior da nossa pátria que é o nosso Hino Nacional, cantado por todos os brasileiros  que vivem no exterior deixando o mundo arrepiado quando a musica para e os brasileiros continuam cantando a parte final do hino para depois explodir em felicidade  ao se apresentarem como,  Dos filhos deste solo És mãe gentil, Pátria Amada, Brasil!!!


Nenhum comentário: