terça-feira, 22 de março de 2011

esquema criminoso


Polícia desarticula esquema de contrabando de óculos
Flávio Laginski
By Tribuna do Paraná
18.03.2013



Lojas foram fechadas pela polícia em Curitiba e Belo Horizonte (MG).
A Polícia Civil do Paraná divulgou no final da tarde de ontem, em Curitiba, o resultado parcial da Operação Ilusão de Ótica, cujo objetivo era desarticular um esquema de contrabando de óculos que, segundo estimativas, chegou a causar um prejuízo aproximado de R$ 50 milhões.

Além do Paraná, a operação também aconteceu em Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. Ao todo, foram cumpridos 25 mandados de prisão e 90 de busca e apreensão.

O trabalho resultou ainda no fechamento das redes Visomax e Grupo Vega, em Curitiba, e Centro Óptico, em Belo Horizonte, por adulteração de notas fiscais e sonegação de imposto de renda. A polícia suspeita que o golpe estava sendo aplicado há 10 anos.

De acordo com o chefe da Divisão de Polícia Especializada (DPE) da Polícia Civil, Luiz Carlos de Oliveira, a ação começou as 5h de hoje e não tem data ou hora para acabar.

“A investigação vem sendo bem efetiva. Nossos homens ainda estão em diligência e faltam pessoas a serem detidas. Fica o aviso para os consumidores que não se deixem seduzir para preços abaixo do normal, pois poderão levar um produto falsificado que poderá causar problemas futuramente”, alerta.

Presos

Até o final da tarde, 16 pessoas haviam sido presas, sete em Curitiba, quatro em Paranavaí (noroeste do Estado) e cinco em Minas Gerais. Ao todo, a polícia apreendeu 100 mil peças de óculos, fuzis, espingardas, revólveres, pistolas, munições e granadas.

O delegado-chefe da Delegacia de Estelionato e Desvio de Carga (Dedc), Cassiano Aufiero, conta que este fato pode dar outro rumo à investigação. “Ficamos surpresos ao encontrar todo este arsenal com estas pessoas. Além de questões ligadas à falsificação de documentos, estelionato, formação de quadrilha, comercialização de produtos nocivos à saúde, sonegação, vamos investigar se houve crimes ligados a estas armas”, confirma.

De acordo com Aufiero o esquema de falsificação dos óculos é internacional. “Eles levavam o modelo a ser copiado para China, onde era produzido em larga escala e em qualidade inferior ao original. As empresas de fachada compravam estes óculos e traziam para o Paraguai e de lá para o Brasil. Trata-se de uma quadrilha poderosa. Nossas investigações apontam que ela era liderada pelo ex-deputado federal por Minas Gerais e atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL), Francisco Sales Dias Horta (DEM). Ele está fora do Brasil”, informa.
Comentário da Viúva
Só quem atua neste ramo de forma absolutamente legalizado sabe o quanto é perniciosa a ação destes pulhas os quais trazem tranqueiras e mais tranqueiras diretamente do Chun Chin Chun,  via Unites States of Assucion Del Paraguay , pagando de dois a três dólares a dúzia de óculos solar e armações para grau de marcas renomadas, com uma falta de qualidade absurda que beiraria a hilaridade de não fosse um atentado hediondo contra a visão das pessoas que os compram para desfilar e demonstrar que estão na moda, chique no “urtimo”.

A coisa fugiu completamente de controle, pois agora pode-se encontrar óculos a venda em boutiques de roupas, mercearias, mini mercados, grandes mercados, lojas de departamento, corredores de shoppings, feiras livres, calçadas e até na pqp da casa da Mãe Joana, muitas vezes sem a identificação da marca, tendo o vendedor o prazer de rosca em dizer que a peça é a copia de uma famosa marca,  evitando evidentemente falar que aquilo é uma bomba relógio para a vista do incauto comprador.

Em dezembro na Choppótica, festa de congraçamento dos representantes de óculos que atuam no Paraná e Santa Catarina, ouvi que uma renomada rede de lojas “pelo menos para o publico consumidor leigo, comprava óculos de marca famosas no exterior para se livrar do fisco brasileiro, o que lhe valeu uma geladeira de um grande representante de uma famosa marca, por estar burlando a política comercial da sua representada, importando o mesmo artigo por preço inferior ao aqui praticado por culpa da absurda política de impostos do governo brasileiro.

Esta rede é a mesma que oferece uma determinada marca de óculos dizendo que se o cliente encontrar mais barato, leva de graça, escondendo que isso nunca vai ocorrer, pois a mercadoria é uma marca própria, só comercializada em suas lojas.

Fazendo parte de um grupo de empresários que buscam no mercado exterior óculos e armações, pagando todos os impostos e taxas a este governo achacador que nos obriga a pagar para podermos oferecer aos nossos clientes sempre os melhores produtos, torço para que a nossa gloriosa Polícia Federal entre definitivamente na Operação Ilusão de Ótica, e afaste os pulhas disfarçados de importadores e lojistas decentes para a segurança do público consumidor.


Vida de americano: iPhone, iPod, iPad, iMac, i30, iBM, intel, 

Vida de Brasileiro: iPtu, iPva, iCms, iSS, iNss, iR istesphilhodeputis, e a iFudeu!!!
 



             

          


Nenhum comentário: